quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"O reino da vida é um equilíbrio movediço entre o parasitismo e a simbiose" (Michel Serres)

 

4 comentários:

José disse...

Movediço = Dinâmico?

Luiz Pires dos Reys disse...

Meto aqui a minha colherada em auxílio a José e (presume-se) seus irmãos - "musculosos", por certo, ou será de dizer "musculados"?

O postante parece ter preferido uma solução de compromisso entre seguir ipsis verbis o texto da legendagem brasileira do video e o que seria a mesma em português de Portugal - mas ficou a meio caminho entre uma coisa e outra.

Traduziu, das palavras de Michel Serres, "royaume du vivant" por "reino da vida" e manteve o adjectivo "movediço" (da trad. brasileira) para o original francês "mouvant" (que quase lembra Bergson), e que em português de Portugal poderia bem ser traduzido quer por "movente" (se não fosse relativamente desusado), quer (dado o contexto da frase) por equilíbrio "instável".

(José, pois, ajudado)

Saudações musculadas ou... será musculentas. :)))

Anónimo disse...

A autonomia desejada significa que a simbiose, ao deixar de ser "parasitária", ao tornar-se autónoma, compreende a biologia (como, de resto, qualuer relação entre uma coisa e outra coisa)vive, passe a recorrente expressão, do equilíbrio existente entre uma "coisa" que se dá e outra que se recebe.

É intrusiva toda a pretensa simbiose que foge a esta "verdade" libertadora.

Para haver equilíbrio, tanto na relação entre "células",como entre universos mais amplos,é mister, saber que o parasitismo celular ou outro, pode bem transformar a visão que infelizmente temos: a de que a simbiose é equilíbrio, ainda que para um sistema monocelular, mesmo esse, sobretudo esse, demanda equilíbrio e simbiose.

A vida é, pois, a dinâmica entre estas duas forças que são a mesma em equilíbrio "instável"? ou em busca constante dessas mesmas ilusoriamente paradoxais forças ue mantêm? a Vida.

Desclpem manter esta reflexão como uma paráfrase do texto, sem contribuir para qualquer esclarecimento suplementar. Assim inscrevo no que é dito um equilíbrio dinâmico...

Anónimo disse...

... Que supõe obviamente algo que se move e muda, necessariamente, procurando novos equilíbrios, de novo instáveis.

É a Vida!