quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A encruzilhada em que se encontra o homem



A encruzilhada em que se encontra o homem: continuar a reproduzir as motivações herdadas dos primitivos répteis, há 500 milhões de anos, geridas pelo "velho cérebro, o hipotálamo - aquilo a que as neurociências chamam os 4 Fs, feeding, fighting, fleeing e f... (alimentação, luta, fuga e reprodução) - , ou desenvolver as potencialidades geridas fisiologicamente pelo neocórtex, distanciando-se daqueles instintos, reflectindo e abrindo-se altruisticamente ao cuidado de todos os outros seres vivos. É doloroso ver como em tantos sectores da nossa vida pública e privada ainda nos comportamos como há 500 milhões de anos... A razão, a ética e a espiritualidade ajudam-nos a superar esse atraso.

2 comentários:

Deutefa disse...

[...]A encruzilhada em que se encontra o homem [...] A razão, a ética e a espiritualidade ajudam-nos a superar esse atraso.[...]
Encruzilhada não parece ser algo conhecido no mundo natural. Nele só há fluidez, movimento continuo narcado pelo ciclo perene da recriação,reprodução e reextinção. Encruzilhada é uma criação humana. Porquê antão a encruzilhada?
Já foi pensado porque os animais ditos sem razão nada fazem ontra a natureza? Não poluem nem criam exércitos para se atacarem mutuamente. Será esta a encruzilhada a que se refere a proposição?

Paulo Borges disse...

A encruzilhada é entre o homem se libertar ou não dessa primitiva animalidade que o torna o mais nocivo dos animais. Se não se superar como animal, o homem será sempre o mais nocivo dos animais para si, para as outras espécies e para a natureza.