domingo, 6 de março de 2011

Dedicatórias a Fernando Pessoa

«A Fernando Pessoa com a maior admiração por quem é único, isolado e superior a todos na poesia portuguesa do nosso tempo, esta humilde homenagem que quereria ser mais significativa de Adolfo Casais Monteiro».

«Ao seu querido amigo Fernando Pessoa – ao alto espirito, ao artista, ao pensador of[ferece] com um grande abraço em 29 ag[osto] 1912 Mario de Sá-Carneiro».


Ao longo de quase 37 anos – entre 1898 e 1935 – Fernando Pessoa foi reunindo livros, revistas, jornais, recortes de imprensa e folhetos que, gradualmente, vieram integrar uma surpreendente biblioteca multilingue que abrange 8 idiomas, mais da metade em inglês.Para o progressivo crescimento dessa biblioteca foram muito importantes os prémios escolares, as compras (directas e por correspondência), as aquisições em segunda mão, as permutas, as heranças e as ofertas de volumes. Presumimos que muitos dos livros escritos em português foram oferecidos a Pessoa porque estes contêm dedicatórias. É importante frisar que as dedicatórias se encontram em livros portugueses porque Pessoa comprava mais livros em inglês e em francês do que em português. De facto, a sua biblioteca particular teria mais volumes de obras francesas do que portuguesas se a Pessoa não lhe tivessem sido oferecidas muitas das obras portuguesas existentes.

http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/bdigital/index/dedicatorias3.htm

Sem comentários: