quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reino Unido reconhece oficialmente o druidismo como religião

Pela primeira vez numa década os druidas celebraram o solstício em Stonehenge (Paul Hackett/Reuters)

2/10/2010

O anúncio foi feito pela Comissão de Organizações de Beneficência que passará a incluir esta prática espiritual originária nas sociedades celtas de toda a Europa na sua lista de cultos de “fé genuína” do país.


Entre outras coisas, este reconhecimento trás com ele importantes deduções fiscais à Druid Network (Rede de Druídas), que passa a ter o estatuto de organização de beneficência. Isto porque a promoção do druidismo como religião passa a ser considerada uma actividade de interesse público.

A comissão sublinhou que o culto dos espíritos do mundo natural é uma actividade religiosa comparável ao cristianismo e o islão e recordou que o druidismo é uma das mais antigas práticas espirituais do Reino Unido.

Segundo números oficiais, citados ontem pelas agências, o druidismo no Reino Unido está no seu melhor momento dos últimos dois mil anos. Uma popularidade que se justifica pela diminuição de influência das religiões tradicionais e um crescente aumento das preocupações ambientais por parte dos britânicos.

Os seguidores deste culto pagão prestam homenagem ao espírito que vive na terra e às forças da natureza. Acreditam nos espíritos que habitam nas montanhas, rios e mares e os seus rituais centram-se essencialmente na mudança das estações, como representação divina da natureza.

fonte: http://www.publico.pt/Mundo/reino-unido-reconhece-oficialmente-o-druidismo-como-religiao_1459120

Sem comentários: