quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Papa inicia hoje visita de quatro dias ao Reino Unido marcada por polémica


Londres, 16 set (Lusa) - O Papa Bento XVI inicia hoje uma visita de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um líder do Vaticano ao país maioritariamente anglicano em 500 anos, mas que tem sido envolvida em polémica.

Na quarta-feira, mais de 50 personalidades britânicas do mundo da ciência e das artes, incluindo o ator Stephen Fry e os escritores Ken Follet e Philip Pullman, criticaram o facto de a deslocação do Papa ser considerada visita de Estado e não apenas uma visita pastoral.

A visita de Bento XVI inclui encontros políticos com o primeiro-ministro, David Cameron, o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, e a líder da oposição, a trabalhista Harriet Harman.

O anúncio da beatificação de John Henry Newman durante a visita, e que demonstra a admiração de Bento XVI pelo teólogo britânico que trocou o anglicismo pelo catolicismo no século XIX, também suscitou de críticas em diversos setores da sociedade britânica.

Uma sondagem divulgada na terça-feira pelo diário The Times referia que apenas 14 por cento dos britânicos são favoráveis à visita de Bento XVI ao Reino Unido.

No sábado, grupos de ativistas dos direitos humanos, militantes a favor do aborto, feministas, defensores dos homossexuais, laicos e humanistas vão manifestar-se em Londres contra a visita papal, apesar dos esforços da hierarquia da Igreja no país em temperar os ânimos.

Hoje, no primeiro dia da visita, Bento XVI será recebido pela rainha Isabel II no palácio escocês de Holyroodhouse e presidirá no Bellahouston Park, em Glasgow, à primeira das três missas campais programadas para a deslocação e que estão também a gerar controvérsia pelo facto de a admissão aos serviços religiosos ser sujeita ao pagamento de bilhete de entrada.

PCR./CSR.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim

Sem comentários: