quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Papa alerta para secularismo "agressivo"

23/9/2010

Bento XVI renovou ontem os seus alertas contra o “secularismo agressivo que ameaça os valores fundamentais”.

Num balanço à sua recente visita ao Reino Unido (entre 16 e 19 de Setembro), o Papa disse que face a este tipo de secularismo, “a Igreja não se cansa de trabalhar para manter desperta esta tradição espiritual e cultural”.

E pediu aos fiéis que defendam “aquelas verdades morais imutáveis que, iluminadas e confirmadas pelo Evangelho, estão na base de uma verdadeira sociedade humana, justa e livre”. Sobre a sua viagem ao Reino Unido, o Santo Padre classificou-a de “acontecimento histórico” que marcou uma “nova e importante fase” na relação “longa e complexa” entre o país e a Santa Sé.

Foi “uma peregrinação ao coração da história e da actualidade de um povo rico de cultura e fé”.

“Ao dirigir-me aos cidadãos daquele país, encruzilhada da cultura e da economia mundial, tive presente todo o Ocidente, dialogando com o pensamento desta civilização”, acrescentou.

A próxima visita de Bento XVI ao estrangeiro será a Barcelona, nos dias 6 e 7 de Novembro, onde “vai dedicar o templo expiatório da Sagrada Família, do arquitecto catalão Antoni Gaudí, cuja vida e obra estão em análise com vista à beatificação”.

JM

fonte: http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=7&id=162943&sup=0&sdata=

Sem comentários: