sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Comunidade / O que é Tamera?




Tamera é uma oficina do futuro e um ponto de encontro internacional para trabalhadores pela paz de muitas partes do mundo.

Tamera fica no sudoeste de Portugal, foi fundada em 1995 num terreno de 134 ha e conta actualmente com mais de 200 colaboradores e estudantes. Com o seu centro de investigação para tecnologia energética descentralizada – a Aldeia Solar, com a sua paisagem de lagos de permacultura no meio do Alentejo seco, com a sua arquitectura experimental de construções leves e de terra, Tamera é um local dedicado a experiências e formação para a criação de Aldeias pela Paz pelo mundo afora.

No centro do seu trabalho de investigação encontram-se os temas interiores do ser humano: amor, sexualidade, relacionamento e comunidade. A Academia Erótica que se está a formar baseia-se em mais de 30 anos de experiência na área da arte e da cura, na criação de comunidades e na investigação da verdade no «Tema nº 1». Tamera associa o seu trabalho de investigação ao trabalho de rede político, a peregrinações, acções de apoio e de paz em áreas de crise. Tratam-se de acções exemplares cuja finalidade é contribuir para a comunicação e criação de comunidades, além de ajudar a preparar um campo morfogenético pela paz.

Desde 2006 Tamera oferece a possibilidade a pessoas do mundo inteiro de realizarem durante vários anos a formação pela paz «Monte Cerro Peace Education». Está em preparação um Campus Global: uma rede mundialmente interligada de iniciativas de formação de paz. O título para a postura fundamental ética de todas as actividades pela paz é a palavra «Grace», uma postura de solidariedade com todos os seres vivos, pelo perdão, pela ajuda mútua e pela orientação de cura.

Nasceu o plano das Aldeias pela Paz, ou Biótopos de Cura: em conjunto com parceiros internacionais, deveriam ser construídos modelos de futuro em diferentes partes do mundo – autosuficientes a nível regional, social- e ecologicamente sustentáveis, independentes das grandes indústrias e dos sistemas centrais de fornecimento: células germinativas de uma nova cultura pela paz.

As/Os colaboradoras/es de Tamera partem do princípio de que diversas destas Aldeias de Paz, com tamanho e complexidade suficientes em diferentes partes do mundo, serão suficientes para que o conhecimento abrangente nelas desenvolvido origine um efeito de cura global.

A eficácia deste plano resulta de uma combinação lógica entre os resultados da investigação do caos, holografia, ecologia profunda, investigação da consciência e da história. No contínuo infinitamente interligado do organismo Terra, uma alteração microscopicamente pequena num determinado local do planeta pode provocar um efeito que se reflecte no todo.

http://www.tamera.org/index.php?id=66&L=2

Sem comentários: