sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Apresentação do nº 2 da Revista, por Luiz Pires dos Reys (excerto)

Pede-me Paulo Borges que aqui publique um excerto do texto da apresentação do nº 2 revista feita por Luiz Pires do Reys, de que aqui transcrevemos os primeiros parágrafos.
Segue igualmente link para download, para quem queira ler o texto na íntegra:http://www.4shared.com/document/6SzGNIIJ/Luiz_Pires_dos_Reys_Apresentao.html



Palavras de apresentação do número dois da revista “Cultura Entre Culturas”, proferidas por Luiz Pires dos Reys - membro do Conselho de Direcção, director de arte e colaborador permanente da publicação - na sessão de lançamento, que decorreu na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, a 11 de Novembro de 2010, encerrando o ciclo de conferências integradas no “Colóquio Internacional Oriente-Ocidente, organizado por Paulo Borges, Carlos João Correia e Carlos Silva

Quando, há pouco mais de um ano, o Prof. Paulo Borges me convidou a integrar um projecto de revista, ocorrera-lhe então poder ela vir a chamar-se “Anjo do Real”: fazia, nisso, apelo muito significativamente aliás a uma sublime metáfora de Sophia de Mello Breyner.
Ficara, na verdade, desde logo claro que o nome, qualquer que ele fosse, por que viesse a designar-se a publicação, seria necessária e indissociavelmente expressivo do seu fito de intento e do sentido de havê-la. O sentido dela estava claríssimo; o intento, esse, era imperativo clarificá-lo.
Era, por outro lado, dado por adquirido que não se tratava de promover mais um projecto e um objecto culturais, mas de dar expressão ao impulso inaugural de um outro paradigma de ser, de estar e de fazer, menos circunscrito àquele circuito algo fechado sobre si mesmo, dessa coisa imprecisa, lata e relativamente propiciadora de contemplações de umbigo a que chamamos cultura.
Ele, Paulo Borges, amigo de décadas, desde há muito que vinha - no âmbito da universidade, do ensino, da investigação, da cultura e da intervenção cívica (da forma notável que todos conhecemos, e lhe reconhecemos) – mostrando uma linha de rumo singular, que punha em feliz correlação âmbitos até então dispersos. Assim foi ele fazendo, também, no âmbito da afirmação e prestígio do Caminho do Meio (vulgo, Budismo) entre nós.
(...)
Fiquei, de todo o modo, tomado de entusiasmo, pelo convite e pela singularidade da ideia-semente do projecto, por tal parecer-me poder permitir vir a suscitar o plasmar de todo um outro paradigma de enfoque da realidade do nosso tempo, modo multivário esse que tem vindo aliás a assomar - sinérgica, catalítica e transversalmente - a um leque aparentemente muito heteróclito de coisas, problemáticas e seus imperativos, mas que um cada vez mais vasto número de pessoas tem nas suas não menores preocupações.
Foi assim que, certamente honrado mas sobretudo responsabilizado, abracei o horizonte-projecto cujo rosto-charneira e crisol é a Cultura Entre Culturas, de que agora se apresenta o segundo número, prosseguindo assim nas linhas de propósito que ela persegue, e de que insiste em manifestar firme intento.

4 comentários:

Paulo Borges disse...

Uma apresentação memorável! Abraço

Anónimo disse...

Excelente texto de apresentação da Revista. Muitos Parabéns! Beijo
;))

musica escarlate disse...

A todos os envolvidos na apresentação da Revista o meu reconhecimento do bom trabalho que fizeram. Ao Luiz Reys: que extraordinárias palavras de apresentação à Revista. Lançado o numero II, duma maneira memorável, como disse o Paulo Borges.

Isabel Santiago disse...

Que palavras tão belas e cristalinas para ouvir numa época em que tudo é tão turvo! Obrigada aos dois, ao Paulo e ao Luiz.